quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que é Interatividade Afinal?

    Interatividade é um conceito de comunicação. Há vários modelos de comunicação, sendo assim, o conceito de interatividade varia em função do modelo que se toma como referência.

    Vamos explorar dois modelos de comunicação em função da natureza dos sujeitos comunicativos. Podemos classificar os sujeitos em  humanos e não humanos, ou seja, maquinas.  Quando os sujeitos comunicativos são apenas humanos, podemos classificar de modelo aberto. Caso um dos sujeitos for maquina, já o modelo é fechado.

    A classificação do modelo aberto e fechado em função dos sujeitos comunicativos se deve aos atributos que são típicos de cada sujeito.

 O sujeito humano é o único ser do universo que tem uma dimensão cultural, ideológica, histórica, política e social que o torna complexo e imprevisível. Sendo assim, a comunicação que envolve esse sujeito é sempre aberta no sentido de que não há como   manter um controle rigoroso e muito menos definir os parâmetros de mensuração com alto grau de certeza e exatidão. Trata-se cenários complexos e subjetivos influenciados por inúmeras variáveis  impossível de serem parametrizados.

O sujeito não humano, ou seja, máquinas são elementos previsíveis cujo variáveis que influenciam o comportamento são parametrizados. Há um cenário de certeza e exatidão que possibilita fazer estudos rigorosos. Isso caracteriza um modelo de comunicação fechado uma vez que há controle sobre todos os variáveis. Essa abordagem é contestada pelos avanços das pesquisas em inteligencia artificial que propõe desenvolver máquina inteligentes similar aos humanos. Bem, isso já é um contive para pesquisa mas afundo.

    Do ponto de vista pedagógico, o modelo de comunicação é sempre aberto uma vez que os sujeito comunicativos são alunos e professores. Essa comunicação será interativa do ponto de vista pedagógico na medida em que os sujeitos são livres e autônomos no processo de troca de mensagem. Com base nessas premissas, Paulo freire define a educação dialógica como um processo de comunicação de A com B e não A sobre B e nem B sobre A.  Nessa ótica, Marco Silva fundamenta a interativa em três elementos: participação e intervenção, bidirecionalidade e permutabilidade.

Já do ponto de vista da informática, a comunicação é  sempre fechada uma vez que o computador ou algum aparelho eletrônico é um dos sujeitos comunicativo. Ao manusear em um software como um banco de dados, mesmo que ofereca inúmeras possibilidades de combinação, ainda é um ambiente fechado uma vez que não há como emitir um comando que não foi previsto. Tudo é previsível. A interatividade, nesse ângulo, ocorre pela entrega de dados personalizados em função dos parâmetros emitidos pelos usuários.

    Então ficou claro que o conceito de interatividade varia em função do modelo de comunicação. Na visão pedagógica, a interatividade depende da relação estabelecida entre os sujeitos pedagógicos. Isso significa que um professor democrático que dá aula de baixo de uma mangueira desprovido de qualquer tecnologia pode ser interativo. Já um professor autoritário jamais será interativo mesmo tendo como meio de comunicação a Plataforma Moodle,  o videoconferência e todas as demais parafernália tecnológica ultramoderno.
    Na visão técnica, qualquer sistema multiusuário de acesso personalizado é interativo. Essa interatividade não tem o mesmo significado que a interatividade para os pedagogos. É claro que a informática tem um papel importante na prática pedagógica como canal de mediação. Ângela Coreia defende que o meio eletrônico potencializa muito mais uma prática educativa interativa do que o meio não eletrônico. Isso quer dizer que professor dialógico que dá aula de baixo de uma mangueira, potencializará muito mais a sua prática de ensino caso tiver acesso a uma sala de aula mediada pela parafernália tecnológica como Moodle.
Referência Bibliográfica
CORREIA, Ângela Alves. Educação Hipertextual: Diversidade e Interação como Materiais Didáticos. in MORAES, Raquel de Almeida (org). Linguagem e interatividade na educação a distância. RJ: DP&A Ed., 2003 
 
SILVA, Marco. A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA EM SINTONIA COM ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001
 

3 comentários:

  1. Por isso existe um ditado popular: "se quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela"

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  2. Edio, esse ditado popular se aplica muito bem na prática pedagógica. Quando um professor é aberto a diálogo, ele procura criar manobras democráticas mesmo dentro de regras autocráticas definidas pelo sistema de ensino. Já um professor autoritário, faz manobra no sentido inverso ao atuar em um contexto democrático.

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