quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Moodle não é um Ambiente de Ensino Interativo

Do ponto de vista pedagógico, é um equívoco afirmar que Moodle é interativo. É sim um espaço de mediação pedagógico que viabiliza uma relação interativa entre os sujeitos pedagógicos.

A interatividade, do ponto de vista pedagógico, não diz respeito à interface personalizada  e muito menos à movimentação de imagens combinada com sons atraentes resultante do comando emitido. Diz respeito, sim, à  atitude e ao interesse  que possam sustentar um processo de comunicação livre e autônoma entre sujeitos humanos, com suporte ou não do meio eletrônico.

 Desse modo, é um equívoco afirmar que o Moodle é um meio interativo de ensino.  É sim um canal  que possibilita a interatividade, porém pode comportar tanto o processo de comunicação  autoritária quanto libertadora.

 É verdade sim que,  numa prática pedagógica pautada pela comunicação autoritária, os suportes eletrônicos tais como fórum e  sala de bate papo  disponíveis no Moodle possibilitam aos alunos mais ousados questionarem. No entanto,  estes enfrentam a autoridade do professor.

 Ainda que a tecnologia propicie  esse confronto, a interatividade se deve à ousadia e à autonomia do aluno e não aos componentes tecnológicos do Moodle usado como suporte.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu texto sobre o Moodle, como é usado pela grande maioria de instituições, que não é um meio interativo de ensino.
    No entanto, sendo ousado, consigo ter uma visão mais ampla deste sistema, aproveitando os recursos de forma a torná-lo sim um ambiente interativo de aprendizagem.

    Mas para que isso aconteça de verdade é preciso grandes mudanças de paradigmas, tanto por parte dos professores (instituições) , quanto de seus alunos.

    Como mencionado no final de seu texto o padrão de uso dessas tecnologias ainda estão ancoradas em velhos conceitos transpostos apenas pelos mais ousados.

    A meu ver, é possível sim fazer de qualquer AVA um ambiente colaborativo de construção do conhecimento com muita interatividade. Onde os alunos irão contribuir na construção destes textos (do curso).

    Para mim, um curso a distância, nunca é e nem será um produto acabado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira,
      O ensino sob a sombra de uma mangueira pode ser interativo desde que os sujeitos de aprendizagem tenham liberdade de interferir, expressar e participar do processo pedagógico.

      Você fez uma boa observação ao mencionar que uma AVA pode ser um ambiente de interação. Aí, faço a seguinte complementação: desde que o projeto pedagógico que deu origem a AVA fundamente na concepção de interatividade. Se uma sala de aula debaixo de uma mangueira, desprovido de qualquer parafernália tecnológica, é possível interatividade, na sala de aula virtual também será, desde que haja interesse de quem o promove.

      Excluir